Sunday, August 23, 2009

Istanbul last day and Sofia first day


Taksim


Kebap


Topkapi Palace/Palacio de Topkapi


Topkapi Palace/Palacio de Topkapi


Topkapi Palace/Palacio de Topkapi


Aleksander Nevski Church


Therm Bath / Aguas termais


Ladies Market / Mercado das Senhoras


First impressions / Primeiras impressoes


new Friend / novo amigo

My last day in Istanbul was amazing like the others. Kenan went with me to the archaeological museum and to the Topkapi Palace (now I'm missed the i without dot to write Topkapi). I saw things I couldn't imagine: relics from Prophet Mozes, Mohamed and really fabulous treasures from Turkey. Also the incredible big clothes of the sultans. To finish our journey we had a traditional Kebap that surprised me, it's taste was very similar to our traditional barbecue (churrasco) I was missing this taste for months. After we went to Taksim an Efes Beer with another cool guy, mr. Cem.
Now I'm in Sofia - Bulgaria, I took a bus yesterday at 23:00 and arrived here at 8:30. My seat neighbour was a really great company, Mr. Rafet is from Sofia but makes business between Bulgaria and Turkey. He was there all the time with good tips and was helpful until we left Sofia's main station. He also teached me some basic words in Bulgarian :).
The day in Sofia was walking around. First there was a wrong address in my lonely planet guide, but after asking around I found the place. The staff here is the nicest I have seen in all hostels I have been till the moment. Sofia first chocked me because of some old buildings from the communist period and the ladies market. Strange people and a lot of mess. I couldn't believe that an EU member country could look like that. But as I kept walking things changed and a lot of good surprises. Beautiful architecture and nice places. Some other old buildings around and lots of pictures. At the end the city turned to be also very beautiful.

-------------

Meu último dia em Istambul foi incrível como os outros. Kenan foi comigo para o museu arqueológico e para o Palácio Topkapi (agora estou sentindo falta do i sem ponto pra escrever Topkapi). Vi coisas que eu não podia imaginar: relíquias do Profeta Moizes, Mohamed e tesouros impressionantes da Turquia (o Cajado de Moizes, 3o. maior diamante do mundo, etc). Além disso, os trajes enormes do sultões. Para finalizar o nosso dia, comemos um Kebap que me surpreendeu, o sabor era muito semelhante ao nosso tradicional churrasco, estava sentido falta daquele gosto por meses. Depois fomos a Taksim tomar uma Efes com outro cara legal, mr. Cem.
Agora estou em Sofia - Bulgária, peguei um ônibus ontem às 23:00 e cheguei aqui às 8:30. Meu vizinho de banco foi uma companhia muito agradavel, o Sr. Rafet é de Sofia, mas faz negócios entre a Bulgária e a Turquia. O tempo todo ele tinha boas dicas e foi comigo até a saida estação. Ele também me ensinou algumas palavras básicas em búlgaro:).
Em Sofia estava andando por aí. Primeiro, o endereço do meu Hostel estava errado no guia (Lonely Planet), mas depois de perguntar por si encontrei o lugar (so uns 600m a mais de caminhada hehehe). O pessoal do hostel é o mais atencioso que já vi em todos os albergues que fiquei até o momento. Sofia primeiro chocou-me por causa de alguns edifícios antigos do período comunista e o que vi no mercado das senhoras. Pessoas estranhas na rua e muita sujeira. Eu não podia acreditar que um país membro da UE poderia haver algo assim. Mas o resto do caminho estava repleto de boas surpresas. Bela arquitetura e lugares agradaveis. Alguns outros edifícios antigos e muitas fotos. O balanco ficou bem positivo.

4 comments:

  1. 마르셀로(Marcelo in Korean)~~
    How was real Kebab? ha ha
    something diffrent with Doener?

    ReplyDelete
  2. Hehe, yep they are experts in the kitchen there!

    ReplyDelete
  3. É justamente os comentários que "burlam" o perfil turístico da sua viagem - "Pessoas estranhas na rua e muita sujeira. Eu não podia acreditar que um país membro da UE poderia haver algo assim. Mas o resto do caminho estava repleto de boas surpresas. " - que mais me chamam atenção. Aliás, posso utilizar as fotos de seu blog em minhas aulas?
    Abraços
    Ana Lariça

    ReplyDelete
  4. opa, the pothos are very nice...
    when will you go to tcheca republic?
    put photos of the "tchecas"..hehehe
    hugs.

    ReplyDelete